A Arte de Desenhar e Pintar

DESENHO E PINTURA

O Desenho é uma das formas mais directas e acessíveis de expressão artística. Com um pedaço de papel e um simples lápis, pode-se  em pouco tempo, registar imagens ou ideias, captar pormenores, perspectivas ou atmosferas.

Desenhar é uma maneira de representar formas sobre um suporte, utilizando linhas, pontos, texturas, sombras, etc

As características do desenho variam conforme o instrumento com que é feito, o suporte em que é executado e as características da pessoa que o executa.

Nas nossas aulas de “Desenho e Pintura”, damos grande ênfase ao desenho, uma vez que é através dele que baseamos todo o nosso trabalho. Apesar das aulas serem essencialmente práticas, a parte teórica também é importante e por isso vamos sempre acompanhando a prática com alguma teoria.

Começamos por relembrar a importância de Olhar e Ver, para podermos transpor para o papel aquilo que pretendemos.

Aprendemos também algumas regras básicas, nomeadamente: encaixar e construir e a importância das linhas e dos valores.

Na pintura começamos com materiais riscadores, nomeadamente o carvão, a sanguínea e os pastéis.

Por ser extremamente importante para nós, a cor é outra matéria que desenvolvemos.

Em cada ano aprofundamos um pouco mais, não só nos temas que desenhamos, mas também nas técnicas de pintura que aplicamos no complemento dos mesmos.

“Existe um artista aprisionado em cada um de nós. Deixe-o solto para espalhar alegria por toda a parte”

Bertrand Russell

No inicio de mais um ano académico, no âmbito da disciplina de “Desenho e Pintura” coordenado pela Profª Joana Verdelho, alguns trabalhos já começam a surgir executados por alunos das três turmas, iniciados Nível 1 e Nível 2, do Seixal e Corroios.

Aos alunos iniciados foi proposto um tema  – desenharem pequenos pedaços de ramos e troncos de árvores.  Como se pode ver pelas fotos anexas, surgiram desenhos de muita qualidade .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *