A pintura a óleo é uma técnica artística, em que se utilizam tintas a óleo, aplicadas com pincéis, espátulas, ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira ou outros materiais.
De uma expressividade intemporal, a secular Pintura a Óleo mantém o seu fascínio até aos dias de hoje. A diversidade de opções que a pintura a óleo proporciona é muito vasta .
O êxito das Tintas a Óleo deve-se à versatilidade na realização de aguadas, veladuras, aplicações opacas ou empastes, capaz de proporcionar cores inalteráveis e de uma qualidade superficial inigualável.
AS BASES
Quer se trate de tintas a óleo, acrílicas ou aguarelas, os pigmentos são idênticos, embora uns tenham origem vegetal ou animal, outros são sintéticos, existindo ainda os de origem mineral.
Os pigmentos não podem ser usados directamente na pintura têm de ser misturados com aglutinantes, sendo um dos mais usados o óleo de linhaça (para as tintas a óleo.)
Para dissolução das tintas e limpeza dos pincéis de cerdas, utiliza-se a essência de terebentina ou dissolvente ( diluente) s/cheiro.
Para a misturar as cores e se obter os tons desejados, utiliza-se uma paleta de madeira.
Também um cavalete dobrável é essencial para o suporte da tela ou da prancheta; o que permite que o trabalho de pintura seja executado comodamente.